A Consolidação Financeira é base da informação e gestão de gerenciamento de processos na maioria das organizações. Dados financeiros precisam atender a requisitos específicos e precisam ser 100% contabilizados, auditados e cada passo precisa ser rastreável.
Para as empresas de capital aberto, é um desafio agregar resultados históricos em relatórios mensais ou trimestrais. Um dos maiores desafios é conhecer o negócio, os requisitos para relatórios legais e de gestão.
O processo de consolidação pode ser afetado por requisitos diferentes, que podem vir de acionistas, regulamentação local ou internacional. De acordo com esses requisitos e o objetivo, a consolidação financeira pode ser classificada em:
- Gerencial: os dados financeiros são agregados ao longo da estrutura organizacional da empresa para fins de gestão interna.
- Estatutária: centra-se no relatório financeiro (balanço e demonstrativo de resultados) que ajuda a regular as companhias abertas listadas em bolsas de valores e os requisitos de acompanhamento estabelecidos pelos governos.
O Tagetikoferece flexibilidade para tratar as diversas operações relacionadas à consolidação, como transações intercompany, aplicações financeiras e participação de minoritários.